0

GTA Vice City

Advertisement

Fazer o download do GTA Vice City em pleno ano de 2020 significa viajar no tempo e mergulhar num clássico do videojogo. Ajude Tommy Vercetti a reintegrar-se em Vice City.

A saga GTA – Grand Theft Auto – foi uma das que revolucionou a industria do video jogo. Jogar GTA mais do que entretenimento é uma afirmação cultural. Muitos dos jogos da marca continuam tão relevantes nos dias que correm como no período do seu lançamento. Exemplo disso é o GTA Vice City, que continua a ser jogado hoje em dia com o mesmo nível de paixão, transversal a qualquer tipo de plataforma, como quando foi distribuído pela primeira vez, em 2002.

gta-vice-city-apk-latest-version

O Vice City foi o primeiro jogo da saga GTA a ser considerado um spin-off. O primeiro a ter direito a nome (Vice City) em vez de número (I, II e III). Um video jogo que foi novidade há quase 20 anos e que continua a colecionar fãs passadas quase duas décadas.

O Enredo GTA Vice City

O enredo do GTA Vice City passa-se na segunda metade dos anos 80. A cidade é Vice City. Inspirada em Miami, na Florida. Os criadores do video jogo inspiraram-se na fama que a cidade tinha naquela década, com anos de ligações ao mundo da droga, tráfico, lutas de poder entre gangues e laços fortes da máfia naquela região. Este era o mote para a criação do video jogo na sua essência mas os criadores decidiram ir mais além e inspiraram-se também em dois filmes passados na mesma cidade e naquela época: Miami Vice e Scarface.

O video jogo de aventura e acção é jogado na terceira pessoa e o personagem principal, Tommy Vercetti, pode circular pela cidade, que é dividida entre dois mapas, a pé ou de automóvel. Aliás, o GTA Vice City é o primeiro da saga GTA onde o protagonista pode circular em cima de uma mota. Uma revolução na altura. Um extra que ajudou os fãs do jogo a ficarem ainda mais pregados ao ecrã.

gta-vice-city-apk

O design de open world é uma das características que fez e faz agarrar os fãs. A liberdade de circulação num mapa por explorar, através do meio de locomoção que mais apetecer ao jogador, tendo a possibilidade de completar várias missões em simultâneo, foram uma fórmula de sucesso que os criadores depois viriam a replicar nas versões seguintes da saga GTA.

Há quem diga que o jogo é fiel demais à realidade devido à dura realidade prostrada no video jogo relativa à violência entre gangues e linguagem proferida pelos personagens. Na altura, causou alguns dissabores aos criadores, como algumas idas a tribunal. Mas ao mesmo tempo, foi também essa proximidade com a realidade que atraiu os amantes ao jogo. É importante saber que apenas em 2002 o GTA Vice City vendeu mais de 17.5 milhões de cópias. Um recorde  de vendas e valores nunca antes falados para a época.

GTA Vice City – Versão Android

Onde Comprar GTA Vice CityPara celebrar os 10 anos de existência e consistente sucesso o GTA lançou a versão Vice City para Android. Em 2012, os utilizadores de dispositivos Android puderam pela primeira vez experienciar a vida repleta de adrenalina de Tommy Vercetti, o protagonista do video jogo. Com gráficos atualizados, luzes pensadas na iluminação da época (neon), controlos ajustados, inúmeras horas de jogabilidade livre num jogo traduzido para dezenas de línguas. O sucesso do video jogo viveu um segundo ímpeto que dura até aos nossos dias.

O video jogo GTA Vice City é um dos mais procurados no universo do video jogo. Se o leitor é um dos que ainda não comprou ou fez o download do jogo, fique a saber que pode faze-lo  num dos seguintes links aconselhados pelos criadores do jogo:

20 anos de GTA Vice City

O que explica duas décadas de sucesso?

A banda sonora

Um dos motivos para um sucesso tão duradouro do video jogo GTA Vice City é sem duvida nenhuma a banda sonora. O jogo tem 8000 falas de diálogo original, quatro vezes mais do que a versão GTA anterior, o GTA III. Tem mais de nove horas de musica divididas entre 113 musicas e anúncios publicitários fictícios. Atualmente é possível comprar-se albums de musicas usadas no video jogo.

O Cenário

Para os amantes do filme Scarface, onde Al Pacino foi estrela ao desempenhar Tony Montana, será fácil encontrar no video jogo Vice City imensas parecenças entre as casas dos protagonistas. A mansão do protagonista do jogo, Tommy Vercetti, é criada e inspirada na mansão do protagonista de Scarface, Tony Montana. Aliás, a ascensão até ao topo do mundo do tráfico da droga do protagonista do GTA Vice City é muito, muito semelhante à de Tony Montana no filme.

gta-vice-city

Os Personagens

O video jogo GTA Vice City quase nunca tem um momento aborrecido, em grande parte devido à vivacidade e vertiginoso espirito dos personagens. Não só Tommy Vercetti, que já foi aqui referido algumas vezes, mas também os personagens secundários como Ricardo Diaz, Lance Vance e Ken Rosenberg cativam e de que maneira os gamers de Vice City.

A Nostalgia

O verdadeiro gamer sabe que não há nada mais forte do que reviver jogos de sucesso passado. A nostalgia de Vice City é gritante de mais. Conduzir por Vice City, com o radio ligado no carro, enquanto Tommy se prepara para matar mais uma vitima devido a um ajuste de contas por uma transação de droga falhada, é a alma que teima em morrer no jogo.

Prémios e Reconhecimento

O jogo que, no dia do seu lançamento, em 2002 vendeu mais de meio milhão de cópias em 24 horas, tem sido uma máquina de colecionar prémios ao longo dos anos e isso deverá querer dizer alguma coisa. Nos dois dias seguintes ao seu lançamento, o GTA Vice City vendeu mais de 1.4 milhões de cópias, o que o tornou no video jogo com as vendas mais rápidas da história à época. Em 2006 contava já com 7 milhões de cópias vendidas, o que significava naquela altura mais de 300 milhões de dólares só nos Estados Unidos da América.

download-gta-vice-city-for-android

O jogo conquistou prémios atribuídos pela British Games Awards, Golden Joystick Awards, Entertainment Weekly, IGN e GameSpot. A banda sonora do jogo, já aqui neste texto destacada, recebeu também prémios da British Academy Games Awards e nomeações para melhor música pela GameSpot.

Vice City conquistou ainda o prémio de Melhor Design pela British Academy Games Awards e foi nomeado para Melhores Gráficos (técnicos e artísticos) pela GameSpot.

As versões Android raramente estão envolvidas nestas cerimónias de prémios, no entanto sabemos que tanto os gráficos como outras características do GTA Vice City foram melhoradas tendo em vista a versão Android mesmo depois do video jogo ter conquistado a panóplia de prémios acima referidos.

Conclusão

Mais do que adquirir um video jogo, ao fazer-se o download do GTA Vice City é ter na sua posse um legado. Ter a oportunidade de jogar o Vice City, inclusive a versão aniversário Android da marca, é desfrutar de uma peça de memorabilia. É perceber que um jogo é um jogo pelo seu todo. O impacto que o GTA Vice City teve na história do jogo e ainda tem no Android diz muito do papel dos criadores do jogo na industria do jogo. Sem duvida um jogo que qualquer um deveria jogar pelo menos uma vez na vida.

Advertisement

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *